segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Garantir um ambiente de aprendizagem seguro


Escola não é o que costumava ser. Uma geração atrás, a maioria rebelião na escola foi direcionada para ter que seguir regras, freqüentar as aulas, e fazer boas notas. Mas que a rebelião veio na forma de corte de classe, escrevendo graffiti nas paredes do banheiro, talvez pregar uma peça nos outros estudantes ou algum outro tipo de retribuição leve para injustiça percebida. Mas na sociedade de hoje, tais formas de rebelião são consideradas brincadeira de criança. Hoje, a escola pode ser perigoso, mesmo com risco de vida.

Escolas de educação infantil e elementar pode certamente ter situações de confronto entre estudantes e até mesmo entre alunos e professores. Mas o mais vulnerável, ambiente escolar volátil hoje parece ser escolas de ensino médio e escolas secundárias. Como a escola média é quando as crianças estão começando a desenvolver a sua própria maturidade e aprender sobre o mundo real, as trocas verbais com outros estudantes vão de meros insultos e xingamentos para viciosas referências raciais, sexuais e religiosos, de ameaças de violência, e até mesmo combate ou empunhando uma arma.

Os educadores precisam estar cientes dessas possibilidades e trabalhar para garantir que a sala de aula eo ambiente de aprendizagem em geral, é seguro para todos, alunos e professores. Adolescentes com idade entre 10 a 15 estão passando por incríveis mudanças físicas, mentais e sociais e são frequentemente perturbados e assustados com essas mudanças. Então eles tomam que frustração em outros. Eles podem estar inseguros sobre o que está acontecendo com seus corpos, e eles podem estar lutando para encontrar seu caminho na sociedade e entre os seus pares na escola. Eles são particularmente vulneráveis ​​aos comentários de outras pessoas, e particularmente fácil para influenciar quando se trata da possibilidade percebida de melhorar sua auto-imagem ou a imagem que retrata a outros.

Os alunos criam grupos e panelinhas de like-minded amigos, e esses grupos muitas vezes adotam uma postura competitiva com outros grupos. Mas, embora esses alunos pode parecer difícil e confiante do lado de fora, eles são realmente muito frágil e pode facilmente interpretar comentários e comportamentos dos outros como rejeição ou críticas. Suas mentes e psiques ainda estão em desenvolvimento, por isso a sua capacidade de raciocinar e censurar seu próprio comportamento ainda não foi totalmente desenvolvido. Então, eles intencionalmente desviar a atenção de si mesmos por ser insensível, inflamatória, intolerante, e desdenhoso dos outros.

Os educadores devem perceber todas essas coisas e reconhecer que a garantia de um ambiente de aprendizagem seguro para todos está intimamente vinculado a compreender a mentalidade dos alunos e como resolver os problemas que podem resultar em segurança está sendo comprometida.

Um plano eficaz para manter um seguro escolar implica um compromisso subjacente por parte de educadores e administradores. Não deve ser implementada uma "tolerância zero" da política em toda a escola que especifica as ações que podem tornar a escola insegura - assédio, intimidação, insultos físicos e violência, intimidação ou ameaça de palavras ou ações. As cópias de "tolerância zero" a política precisa ser afixado em locais visíveis por toda a escola, e dado a todos os professores. Os administradores devem encontrar formas de garantir que cada aluno está ciente da política, e as letras devem ser enviados para casa assim que os pais também estar ciente da política.

A política de segurança deve ser baseada em um determinado comportamento que são importantes para alunos, pais e professores a aderir. O respeito mútuo deve ser encorajada; comentários raciais ou étnicos ou insultos deve ser banida, os alunos devem ser instruídos a respeitar as diferenças dos outros alunos ou professores, e qualquer comportamento discriminatório ou assédio deve ser comunicado imediatamente a um adulto. Certifique-se de deixar claro que relatar o comportamento inadequado é diferente de simplesmente "tattling" sobre outros estudantes - relatar esse tipo de comportamento é vital para manter o ambiente de aprendizagem seguro.

Quando surgem problemas, todas as partes envolvidas devem agir rapidamente e de forma adequada. Os administradores devem rapidamente investigar as causas dos incidentes e conversar com todos os envolvidos. Se as armas ou violência física estão envolvidos, a polícia deve ser chamada. Enviar cartas para casa para os pais avisando-os da situação que ocorreu e as medidas disciplinares que serão tomadas que envolvem seu filho. Peça aos pais por seu apoio em ajudar você a manter um ambiente de aprendizagem seguro. Finalmente, use o incidente como uma oportunidade para ensinar aos alunos sobre as conseqüências de um comportamento inapropriado, insultos, ameaças, estereótipos, sendo intolerante, e causando problemas em um ambiente escolar.

Os adolescentes podem ser inspirados e guiados para se tornarem os líderes de amanhã e os pilares da sociedade. Mas se eles são mal compreendidos e um ambiente de aprendizagem seguro não é criado e mantido, eles podem facilmente tornar-se envolvidos em situações perigosas que podem afetá-los para o resto de suas vidas. Cabe aos educadores, administradores e pais a se juntarem a um esforço concertado para assegurar que o ambiente de aprendizagem é uma forma segura, segura e solidária, onde os alunos possam prosperar e excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário